Código de conduta e ética

1. MENSAGEM DA LIDERANÇA

Planejamos nossos produtos utilizando inovação, tecnologia, responsabilidade social e educação porque nossa meta é disseminar a cultura e o acesso ao seguro para a sociedade, proporcionando proteção social de qualidade para todos. Almejamos ser transformação não só para nossos clientes, mas para o mundo, porque é cuidando da nossa casa que protegemos nosso maior bem: seus moradores.

O nome Kovr é uma referência ao termo “cobertura” (cover em inglês), que nada mais é do que nossa maior missão como empresa do segmento de seguros, previdência e capitalização e toda proteção que oferecemos.

Para cumprirmos plenamente essa missão, é necessário o olhar atento para as nossas pessoas e para a nossa governança. Afinal, são as pessoas, que colocam em prática a nossa estratégia e constroem a nossa transformação. E são essas mesmas pessoas as responsáveis por desenvolverem, todos os dias, milhares de atividades, processos e entregas que vão gerar valor para nossos clientes. E essas atividades devem sempre ser pautadas em decisões éticas, íntegras, alinhadas aos nossos objetivos estratégicos.

O conjunto de regras e orientações que nos ajudam a fortalecer as nossas relações e desenvolver nossos negócios está reunido neste Código de Conduta Ética, que todos os colaboadores, parcerios e fornecedores da Kovr devem conhecer. Seu objetivo é auxiliar nas inúmeras decisões que tomamos diariamente – e o documento deve ser consultado sempre que tivermos alguma dúvida.

Nas próximas páginas, você conhecerá nosso posicionamento a respeito de diversos assuntos que podem gerar dúvidas no dia-a-dia de trabalho. Acreditamos em sua capacidade de respeitar as diretrizes descritas neste Código. Deixo aqui o convite para que todos o conheçam bem e coloquem em prática os seus princípios e conceitos, sendo disseminadores da cultura de ética e integridade.

Boa leitura!

Thiago Coelho Leão de Moura

2. APRESENTAÇÃO

Comprometidos com a disseminação de uma cultura de ética, integridade e transparência na empresa e na gestão dos negócios corporativos, o Código de Conduta Ética da Kovr é a nossa base para uma gestão sustentável, legal e inclusiva de nossos negócios, reforçando os princípios éticos e atitudes que assumimos com todos nossos públicos de relacionamento.

Agir de acordo com esses princípios significa garantir o desenvolvimento econômico sustentável dos negócios, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas e com o atendimento às legislações aplicáveis à Companhia, criando valor compartilhado para colaboradores, parceiros e clientes.

O Código de Conduta Ética da Kovr se destina a todos: colaboradores, diretores, membros de Comitês, estagiários, parceiros de negócios, terceiros, representantes, fornecedores e prestadores de serviços. A leitura e a assimilação deste Código são deveres de todos os envolvidos nas atividades de negócios da Kovr. A responsabilidade pelo cumprimento de suas diretrizes é compartilhada entre todos, independentemente de cargo ou função exercida.

O descumprimento, devidamente apurado e comprovado, das regras e orientações expressas neste Código e nas demais políticas da Kovr pode resultar em aplicação de sanções de caráter educativo ou punitivo, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas e/ou judiciais pelas instâncias cabíveis, quando se tratar, ademais, de infrações contratuais e/ou legais.

3. PRINCÍPIOS E VALORES DE CONDUTA ÉTICA DA KOVR

Planejamos nossos produtos utilizando inovação, tecnologia, responsabilidade social e educação porque nossa meta é disseminar a cultura e o acesso ao seguro para a sociedade, proporcionando proteção social de qualidade para todos. Almejamos ser transformação não só para nossos clientes, mas para o mundo, porque é cuidando da nossa casa que protegemos nosso maior bem: seus moradores.

Possuímos os seguintes valores fundamentais:

    • Clientes e Colaboradores em primeiro lugar
    • Proteção ao alcance de todos
    • Ética e transparência
    • Educação e Empreendedorismo
    • Humanidade e Empatia
    • Simplicidade e eficácia
    • Comunicação fácil e descomplicada
    • Colaboração e Autonomia
    • Comprometimento com Resultados
    • Aprendizado contínuo

4. COMO ATUAMOS

4.1 Compromisso da Liderança

  • Possuir conhecimento deste Código de Conduta, das políticas internas da Companhia e do ambiente regulatório sob sua responsabilidade;
  • Supervisionar os processos internos sob sua responsabilidade, inclusive com o apoio das demais linhas de defesa;
  • Ser um modelo para sua equipe, liderando pelo exemplo, conduzindo os negócios de maneira transparente, prudente e confiável visando sempre o interesse legítimo da Kovr;
  • Incentivar comportamentos e decisões éticas;
  • Estimular um ambiente de respeito e confiança mútua, estabelecendo uma relação de confiança e transparência com sua equipe;
  • Valorizar o diálogo e a diversidade de pontos de vista, incentivando a colaboração, troca de conhecimento e o desenvolvimento contínuo de todos;
  • Agir imediatamente quando identificar violações deste Código e adotar medidas preventivas, de detecção e de remediação de qualquer falha ou desvio de conduta;
  • Buscar, sempre que necessário, apoio e orientação de seus líderes imediatos e área de Compliance;
  • Relatar qualquer preocupação de potencial violação da lei, deste Código ou das políticas internas da Kovr;
  • Abster-se de utilizar o cargo para pedir favores ou serviços pessoais à sua equipe ou a parceiros que tenham relações com a Kovr.

 

4.2 Compromisso dos Colaboradores

  • Conhecer e cumprir todos os princípios deste Código de Conduta e das políticas internas da Companhia;
  • Promover um ambiente de trabalho em que haja conversas honestas e respeitosas;
  • Ter a consciência de que a responsabilidade pelo cumprimento deste Código cabe a todos, de forma compartilhada;
  • Buscar, sempre que necessário, apoio e orientação de seus líderes imediatos e área de Compliance;
  • Relatar qualquer preocupação de potencial violação das leis aplicáveis, deste Código ou das políticas internas da Companhia;
  • Abster-se de utilizar o cargo para pedir favores ou serviços pessoais à sua equipe ou a parceiros que tenham relações com a Kovr;

 

4.3 Cumprimos as leis e regulamentações

A Kovr e todos seus parceiros de negócios devem conduzir suas atividades com integridade e transparência, cumprido as leis e regulamentações, nacionais e internacionais, aplicadas às jurisdições onde a Kovr está presente e suas políticas e procedimentos internos, mantendo o respeito aos direitos humanos como premissa básica em todas suas relações.

Confidencialidade e proteção de dados e informações privilegiadas, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, legislação ambiental, abolição do trabalho infantil, escravidão moderna, anticorrupção e antissuborno, concorrência justa e transparente bem como os preceitos deste Código devem ser compreendidos e seguidos por todos os que interagem com a Companhia.

 

 

4.4 Respeitamos os direitos humanos e a diversidade

O respeito e o direito à dignidade são premissas nas interações entre nossos colaboradores e gestores, que devem se estender aos nossos negócios, considerando parceiros de negócios, clientes, fornecedores, representantes, reguladores, governo e sociedade. Não se admite o trabalho e a exploração infantil, bem como atividades exercidas em condições degradantes, de escravidão ou análogas à escravidão. Quaisquer situações incompatíveis com o respeito à vida e à integridade dos trabalhadores são proibidas e coibidas pela Kovr.

A Kovr valoriza e acolhe a diversidade e preza pela construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. Não trataremos ninguém de maneira diferente de qualquer outra pessoa por causa de sua raça; sexo; religião / crenças; incapacidade; ideologia política; aparência; doença; estado civil ou parceria civil; maternidade ou paternidade; orientação sexual; identidade de gênero; expressão de gênero; limitação física e/ou mental ou por qualquer característica pessoal. É expressamente proibida qualquer forma de discriminação nas relações interpessoais. Na Kovr não há espaço para abuso de poder, assédio, agressão ou comportamentos ofensivos e discriminatórios.

Não toleramos qualquer forma de assédio, seja verbal ou não verbal, pessoalmente ou por meio de redes sociais, seja sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza. Qualquer colaborador ou terceiro que se sinta assediado deve reportar ao nosso Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr/

A Kovr conta com o bom senso e responsabilidade das pessoas no uso de mídias sociais, atendendo às políticas internas e a este Código. Postagens pessoais com menções à Companhia deverão se restringir a informações previamente divulgadas nos perfis públicos da Kovr nas redes sociais e no site da Companhia. Manifestações de caráter preconceituoso ou discriminatório são incompatíveis com os princípios da Kovr devem ser evitadas, mesmo nas postagens em perfis pessoais.

 

4.5 Nos preocupamos com saúde, segurança e bem-estar

A Kovr acredita que os negócios da Companhia não devem prejudicar ou causar danos a terceiros, portanto, as informações sobre saúde, segurança e bem-estar devem ser tratadas com transparência.

Qualquer atividade que coloque em risco a saúde e a segurança dos nossos profissionais deve ser interrompida imediatamente. Manter a integridade física e a satisfação de nossos colaboradores é a prioridade da Kovr, alinhado com nosso valor “Clientes e Colaboradores em primeiro lugar”.

Não permitimos que os colaboradores desempenhem suas funções sob a influência de bebidas alcoólicas, drogas ou qualquer outra substância que possa colocar em dúvida ou risco o comportamento ou julgamento profissional. Além disso, proibimos a venda, posse, distribuição ou preparação de quaisquer produtos e substâncias, legais ou ilegais, em qualquer local de trabalho ou instalações da Companhia.

 

4.6 Somos transparentes sobre nossos registros contábeis

A Kovr preza pelo relacionamento com nossos acionistas, e por isso age de forma transparente zelando pela sua sustentabilidade econômico-financeira. Os registros contábeis devem refletir de maneira clara, precisa, completa e detalhada as transações realizadas, em conformidade com os princípios e regras contábeis previstos nos mercados em que operamos.

Do mesmo modo, atendemos aos prazos regulatórios estabelecidos pelas legislações aplicáveis, adotando controles internos sobre atividades de contabilidade e auditoria, em conformidade com as melhores práticas de governança corporativa.

Não toleramos qualquer tipo de irregularidade na condução financeira de nossos negócios, incluindo fraude, sonegação fiscal, facilitação de sonegação fiscal ou lavagem de dinheiro. Roubo, obtenção de vantagem pessoal, falsa representação, não divulgação de informações, abuso de posição ou distorção, supressão ou falsificação de registros são considerados fraude.

As consequências do não cumprimento das regras sobre fraude ou qualquer outro tipo de má conduta financeira podem resultar em sanções cabíveis e o devido encaminhamento para as autoridades competentes, sejam elas no âmbito penal ou cível.

Se você estiver lidando com qualquer tipo de ato suspeito de fraude ou qualquer outra má conduta financeira, você deve reportar a situação ao nosso Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr/

 

4.7 Protegemos as informações e mantemos nossos ativos seguros

Valorizamos a confidencialidade de todas as informações mantidas pela Companhia, sejam de clientes, fornecedores, parceiros de negócios ou próprias. Proteger e gerenciar de forma cuidadosa os dados de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócio são obrigações de todos nós na Kovr.

Este Código se alia à Política de Segurança da Informação e a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e demais normativos internos que orientam e garantem a segurança das informações e dados pessoais tratados na condução dos negócios realizados pela Kovr.

É expressamente proibido o uso de informações privilegiadas obtidas em serviço pela Companhia para ganho pessoal indevido. As informações confidenciais não devem ser divulgadas ou discutidas deliberadamente. Devem ser reservados para casos de requisitos comerciais e / ou legais, evitando o vazamento de informações confidenciais.

A Kovr espera que todo colaborador gerencie com bom senso e responsabilidade arquivos e informações disseminadas pela intranet, por e-mail ou por outros canais de comunicação da Companhia. Adicionalmente, devem ser observados os procedimentos para o tratamento das informações confidenciais relacionadas à legislação de propriedade intelectual e à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), estabelecidos em nossos documentos normativos internos de forma a garantir que todos os incidentes de dados sejam relatados aos reguladores de proteção de dados e solicitar que quaisquer suspeita de violações de dados seja relatada imediatamente aos responsáveis ​​designados em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

 

4.8 Cuidamos do meio ambiente

A Kovr desenvolve diversas ações de incentivo à educação, saúde e bem-estar, programas sociais, e envidamos nossos melhores esforços em iniciativas que reduzam ou compensem alguns dos impactos socioambientais possivelmente causados pela nossa operação. Orientamos nossos clientes que atuem da mesma forma.

Atuamos na conscientização de colaboradores, parceiros e clientes sobre a importância das causas sociais e ambientais. Localizados no Edifício Pátio Malzoni, modelo de sustentabilidade em São Paulo, foi o primeiro do país a utilizar a tecnologia do biodigestor para a destinação sustentável de resíduos alimentares dos estabelecimentos alocados no prédio. Assim como programas de reciclagem, horta subterrânea, lavagem ecológica, estação de tratamento de água e bicicletário. Temos também em nossa rotina interna o plano de eliminação do uso de insumos poluentes no processo de trabalho.

5. COMO NOS RELACIONAMOS

5.1 Não toleramos práticas de suborno e corrupção

O suborno consiste em oferecer, autorizar, exigir, obter ou receber qualquer tipo de presente, propina ou pagamento para obter vantagem comercial indevida. A Kovr condena toda e qualquer forma de corrupção, seja nas interações com o Poder Público, seja nas relações privadas, com nossos parceiros comerciais e clientes.

É responsabilidade de todos aqueles que trabalham para, com ou em nome da Companhia, entender e cumprir com nossa Política Anticorrupção, assim como cumprir as leis nacionais e internacionais de combate à corrupção e suborno. Todos os colaboradores e parceiros que representam ou agem em nome da Kovr devem rejeitar a prática de atos de suborno, corrupção passiva ou ativa e pagamentos de facilitação.

A Kovr proíbe que seus colaboradores dificultem a atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos ou que interfiram em sua atuação. A violação das leis locais anticorrupção e antissuborno aplicáveis pode levar a penalidades criminais e civis para você, a Companhia e nossos parceiros, portanto, incentivamos nossos colaboradores a relatar situações suspeitas ao seu líder imediato ou ao nosso Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr/

 

5.1.1 Relações com órgãos da administração pública e empresas públicas

São considerados agentes públicos aquelas pessoas que exercem, mesmo que de maneira transitória ou com ausência de remuneração, cargo, posto ou função em empresas estatais, órgãos, entidades, autarquias, fundações ou agências da administração pública direta ou indireta ou de país estrangeiro, além de integrantes de partidos e candidatos políticos.

O relacionamento da Kovr com agentes públicos, órgãos públicos e/ou autoridades de governo deve ser pautado pela ética e transparência. É proibido o oferecimento de benefícios ou vantagens indevidas a agentes públicos em razão de seu cargo ou função com o intuito de obter em troca um favor ou benefício, como agilizar a obtenção de uma licença ou evitar a aplicação de uma multa. Solicitações de vantagens indevidas feitas por agentes da Administração Pública devem ser explicitamente negadas e registradas no Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr/

Reuniões de negócios com Agentes Públicos, tais como negociações comerciais, acordos judiciais, obtenção de licenças e reuniões para processos de fiscalização ou investigação, não devem ser realizadas individualmente. As reuniões devem ser presididas na presença de testemunhas (sejam reuniões presenciais ou virtuais), com o intuito de evitar interpretações equivocadas dos assuntos pautados. Exceções devem ser apontadas previamente à área de Compliance com as devidas justificativas e aprovação da Diretoria responsável.

Após contato com a Administração Pública para discussão de qualquer dos assuntos citados anteriormente, o colaborador responsável deverá formalizar por meio de e-mail ou ata de reunião os temas abordados e as conclusões observadas no decorrer da reunião e encaminhado para a área de Compliance. O documento deverá ser armazenado pelo prazo mínimo de 5 anos em via digital, no e-mail do emissor ou pasta digital do processo correspondente, ou em meio físico, no dossiê do processo.

Toda oportunidade (edital de licitação) com o objetivo de prestação de serviços que envolva clientes integrantes dos órgãos da administração pública direta e indireta, das entidades paraestatais e dos organismos multilaterais ou de fomento internacional, independente do seu conteúdo, deverá ser analisado previamente pela Diretoria Jurídica e Compliance e Comitê de Ética.

 

5.1.2 Combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo

A Kovr e seus colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios devem cumprir as legislações nacionais e internacionais aplicáveis ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. A Kovr busca realizar negócios com parceiros com boa reputação e cujas atividades empresariais sejam legais e cujos recursos sejam provenientes de fontes legítimas.

 

5.2 Evitamos conflitos de interesses

O conflito de interesses ocorre quando os interesses pessoais de um indivíduo vão contra os interesses da Companhia ou interferem na efetiva execução de suas atividades. Interesses pessoais incluem qualquer benefício próprio ou de terceiros, com os quais o colaborador tenha vínculos pessoais ou profissionais. A Kovr acredita que identificar e prevenir situações que possam gerar conflitos de interesses protege o negócio e, também, a cada um dos colaboradores.

Para garantir um comportamento justo, é expressamente proibido aos colaboradores da Kovr:

 

  • Utilizar recursos ou bens da Companhia para benefício pessoal ou de terceiros;
  • Atuar em processos de contratação de fornecedores de produtos e serviços ou qualquer associação comercial com empresas das quais sejam sócios ou representantes pessoas físicas ou jurídicas de parentesco, até o terceiro grau;
  • Atuar como gerente/líder ou estar subordinado a colega com parentesco natural ou civil, até o terceiro grau;
  • Autopromoção com o uso indevido de dados e ativos da Kovr;
  • Ter uma participação acionária significativa em um negócio concorrente ou trabalhar para um concorrente ou fornecedor enquanto for funcionário da Companhia;
  • Envolver-se em atividades conflitantes ou que gerem horários incompatíveis, prejudicando o seu turno de trabalho e prejudicando o desempenho profissional;
  • Usar a posição (ou qualquer informação privilegiada) para ganho pessoal ou de forma que possa prejudicar os negócios da Companhia, nem a sua imagem ou posição para tirar vantagem de outras pessoa.

 

Eventuais exceções serão avaliadas pelo Comitê de Ética da Companhia. Esperamos que todos os que trabalham para, com ou em nome da Kovr, sejam honestos e francos, qualquer que seja a parte ou nível de nossa organização em que trabalhem. É obrigação do indivíduo levar ao conhecimento dos líderes imediatos ou dos órgãos competentes, situações e dúvidas quanto a eventuais conflitos de interesses. Qualquer dúvida relacionada ao assunto pode ser tratada por meio do nosso Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr/

5.3 Registramos presentes e hospitalidade

A Kovr desencoraja a oferta ou aceitação de presentes, pagamentos ou hospitalidade como forma de influenciar ou recompensar as relações comerciais. Apesar de serem práticas comuns e aceitas em algumas circunstâncias, brindes, presentes e outros tipos de benefícios também podem ser entendidos como formas de suborno e, por isso, merecem especial atenção de todos os colaboradores.

Nossos colaboradores podem receber brindes, presentes ou hospitalidade, desde que não tenham valor comercial, como materiais de campanha de contratados, ou valores limitados a R$ 300,00. O recebimento de qualquer brinde ou presente é proibido durante os processos de contratação de fornecedores, clientes ou na celebração de parcerias de negócios.

Hospitalidades podem ser oferecidas e aceitas se forem concedidas e/ou recebidas sem qualquer expectativa de reciprocidade, obrigação ou troca de favor, com natureza estritamente profissional, e com as aprovações necessárias. O custeio de viagens de negócios não pode, em qualquer circunstância, ser estendido para familiares e outras pessoas. Além disso, é proibido aceitar convites que tenham exclusivamente caráter de entretenimento.

Em qualquer situação ao receber um presente ou hospitalidade, exceto material de campanha, devemos registrar a oferta e obter a aprovação do presente recebido/hospitalidade oferecida, através de formulário de Compliance.

Todos os detalhes relacionados a esses aspectos são abordados em nossa Política de Presentes, Brindes, Hospitalidades, Doações e Patrocínios e Política Anticorrupção. Qualquer dúvida relacionada ao assunto pode ser tratada através do nosso Canal de Compliance.

 

5.4 Competimos de forma justa

A Kovr incentiva uma convivência saudável entre as empresas do setor, prezando pela ética na atuação no mercado, por boas práticas concorrenciais e uma atuação alinhada às leis de defesa da concorrência. Valorizamos a honestidade, a transparência, o respeito e a confiança em todas as nossas negociações.

Acreditamos nos recursos de que dispomos para obter uma vantagem competitiva legítima: nossos colaboradores, nosso conhecimento e nossa experiência, sempre comprometidos em atuar com ética, de acordo com nossos valores, políticas, leis e obrigações regulatórias.

Acreditamos em mercados livres e respeitamos os direitos de nossos concorrentes de conduzir seus negócios, não pressionamos ou coagimos nossos clientes a nos escolher às custas de nossos concorrentes.

Qualquer observação de ato suspeito ou comprovado de ilegalidade deve ser reportado ao Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr/

 

5.5 Realizamos doações e patrocínios de forma transparente e idônea

Ao alocar recursos em projetos, programas, eventos ou iniciativas de terceiros, a Kovr observa a aderência deles aos princípios, valores e estratégia da Companhia. A fim de assegurar a transparência e idoneidade de todos os investimentos que podem vir a ser feitos, este Código se alia à Política de Presentes, Brindes, Hospitalidades, Doações e Patrocínios para orientar todos os projetos, doações e patrocínios realizados pela Kovr.

As doações são realizadas para fins humanitários ou educacionais e os patrocínios para promoção de nossa marca, aliado a estratégia da Companhia. As reuniões com poder público e organizações sociais devem ser pautadas pela ética e transparência. Todas as interações devem ser formalizadas por e-mail ou ata e comunicadas ao Canal de Compliance.

Não apoiamos nem fazemos doações (em dinheiro ou em espécie) a qualquer candidato, partido, campanha política ou apoio a qualquer autoridade eleita. A Kovr respeita o direito de nossos colaboradores de apoiar atividades políticas, desde que não esteja associado ao nome ou imagem da Companhia.

6. GESTÃO E MONITORAMENTO

6.1 Comitê de Ética

O Comitê de Ética será responsável pela gestão do Código de Conduta. A Diretoria de Compliance é responsável pela elaboração, revisão e divulgação deste Código, zelando pela atualização, disseminação e aplicação do mesmo. O Comitê analisa a natureza e a frequência das violações do Código, recomenda ações preventivas e corretivas, monitoriza os processos de infração e incentiva os colaboradores a praticarem uma conduta ética e imparcial.

O compromisso é apresentar o material a todos os colaboradores da Companhia em seu processo de integração e, periodicamente, abordá-lo em treinamentos e reciclagens. O Código de Conduta deve ser disponibilizado de forma pública e acessível a todos, em formato digital ou impresso, a fim de fomentar boas práticas e atitudes éticas no desenvolvimento de nossos negócios.

 

6.2 Canais de Comunicação

A Kovr está comprometida em garantir que todos os potenciais desvios de conduta praticados por colaboradores sejam devidamente apurados. Assim, as pessoas são encorajadas a denunciar e comunicar casos suspeitos de violação do Código de Conduta, de leis e regulamentos aplicáveis aos negócios e políticas da Kovr. As decisões são baseadas em um processo que garante o anonimato e a não retaliação a registros feitos de boa-fé e com responsabilidade, bem como a investigação minuciosa e tomada de decisões condizentes com a comprovação e a gravidade dos desvios de conduta apurados.

Disponibilizamos um canal que possibilita o recebimento de denúncias internas e externas, relativas a eventuais descumprimentos deste Código e de políticas, legislações e regulamentações aplicáveis à Companhia. Com base em boas práticas de governança corporativa, o canal é independente e administrado por uma empresa terceira. Isso possibilita o anonimato de relatos de colaboradores ou de pessoas externas à Kovr. Eventuais denúncias que possam envolver a própria Diretoria de Compliance serão apuradas pela Diretoria Executiva. O Comitê de Ética, avalia os casos e recomenda eventuais ações preventivas e corretivas em casos de violações dos termos deste Código.

Ao realizar um relato, inclua o máximo de detalhes, principalmente evidências. Relatos sem dados específicos dificultam a averiguação dos fatos.Todos os relatos sobre fraude, corrupção, atos ilícitos, violações do Código de Ética e Conduta, ou quaisquer outros assuntos que possam prejudicar nossos princípios e interesses, devem ser encaminhadas para o nosso Espaço Seguro, através do link: 

https://my.safe.space/company/kovr/

Em caso de dúvida sobre o comportamento adequado em uma situação real do dia a dia, entre em contato com nossa área de Compliance por e-mail: compliance@kovr.com.br.

 

6.3 Medidas Disciplinares

A Kovr se compromete a investigar cada caso de relatos recebidos nos canais disponíveis com independência, cautela e responsabilidade, de forma justa, imparcial e equilibrada.

Atuam na análise dos casos equipes das diretorias e áreas de Compliance e Jurídico, da área de Recursos Humanos e, dependendo da situação relatada, investigadores externos independentes. O sigilo em todas as etapas da investigação e a proteção da identidade do denunciante, bem como dos eventuais investigados, são princípios básicos que devem ser observados não apenas pela equipe de investigação, mas também por todas as testemunhas ou pessoas envolvidas. A não observância desses princípios pode se caracterizar como uma violação deste Código de Conduta.

Em caso de violações ao Código de Conduta, o Comitê de Ética irá adotar medidas disciplinares, independentemente do cargo ou função ocupado pelo infrator, que podem ser desde uma advertência verbal, a partir de um viés de oportunidade de educação para os envolvidos, até a demissão com ou sem justa causa, observando as normas previstas na legislação trabalhista local, não excluindo, quando cabível, a adoção de medidas judiciais, por meio de processos civis e/ou criminais. No caso de envolvimento de empresas, terceiros ou sócios, serão aplicadas as sanções contratuais, sem prejuízo das demais medidas legais aplicáveis. Após apuração, todas as denúncias poderão ser comunicadas aos denunciantes, caso esses sejam identificáveis ou tenham canal de comunicação com a Companhia. Porém, em função da natureza confidencial de qualquer investigação, os resultados permanecerão confidenciais e não serão compartilhados. Casos que necessitem ser informados a entidades externas e autoridades contarão, sempre, com a cooperação integral da Kovr para uma apuração responsável, justa e célere.

7. ANEXOS

7.1 Termo de Adesão ao Código de Conduta Ética;

7.2 Formulário para Registro e Destinação de Brindes, Presentes, Entretenimentos e/ou Hospitalidades Oferecidos ou Recebidos por Colaboradores Da Kovr.

8. VIGÊNCIA E APROVAÇÃO

Código de Conduta Ética aprovado pela Diretoria Executiva em 15 de Fevereiro de 2022.

Em vigor a partir de 15 de fevereiro de 2022 com vigência por prazo indeterminado.

A Kovr reserva-se o direito de modificar e revisar quaisquer políticas e normativos em vigor sem aviso prévio e sem necessariamente realizar alterações a este Código.