Código de conduta e ética

MENSAGEM DA LIDERANÇA

Planejamos nossos produtos utilizando inovação, tecnologia, responsabilidade social e educação porque nossa meta é disseminar a cultura e o acesso ao seguro para a sociedade, proporcionando proteção social de qualidade para todos. Almejamos ser transformação não só para nossos clientes, mas para o mundo, porque é cuidando da nossa casa que protegemos nosso maior bem: seus moradores.

O nome Kovr é uma referência ao termo “cobertura” (cover em inglês), que nada mais é do que nossa maior missão como empresa do segmento de seguros, previdência e capitalização e toda proteção que oferecemos.

Para cumprirmos plenamente essa missão, é necessário o olhar atento para as nossas pessoas e para a nossa governança. Afinal, são as pessoas, que colocam em prática a nossa estratégia e constroem a nossa transformação. E são essas mesmas pessoas as responsáveis por desenvolverem, todos os dias, milhares de atividades, processos e entregas que vão gerar valor para nossos clientes. E essas atividades devem sempre ser pautadas em decisões éticas, íntegras, alinhadas aos nossos objetivos estratégicos.

O conjunto de regras e orientações que nos ajudam a fortalecer as nossas relações e desenvolver nossos negócios está reunido neste Código de Conduta Ética, que todos os colaboradores, parceiros e fornecedores da Kovr devem conhecer. Seu objetivo é auxiliar nas inúmeras decisões que tomamos diariamente e o documento deve ser consultado sempre que tivermos alguma dúvida.

Nas próximas páginas, você conhecerá nosso posicionamento a respeito de diversos assuntos que podem gerar dúvidas no dia a dia de trabalho. Acreditamos em sua capacidade de respeitar as diretrizes descritas neste Código. Deixo aqui o convite para que todos o conheçam bem e coloquem em prática os seus princípios e conceitos, sendo disseminadores da cultura de ética e integridade.

Boa leitura!

Thiago Coelho Leão de Moura

1. PRINCÍPIOS E VALORES DE CONDUTA ÉTICA DA KOVR

#somostodoskovr

Planejamos nossos produtos utilizando a inovação, tecnologia, responsabilidade social e educação, em razão de nossas metas de disseminar a cultura e o acesso ao seguro para a sociedade, proporcionando proteção social de qualidade para todos. Almejamos ser transformação não apenas para nossos clientes, mas para o mundo, porque é cuidando de nossa casa que protegemos nosso maior bem: seus moradores.

Possuímos os seguintes valores fundamentais:

Clientes e Colaboradores em primeiro lugar

Tratamos as pessoas sempre de forma justa e respeitosa. Estimulamos um ambiente de trabalho que apoia a diversidade e as diferenças culturais.

Inovação

Incentivamos a criatividade e a inovação a fim de prover um futuro sustentável para nossos negócios, funcionários e parceiros, melhorando continuamente nossos processos.

Proteção ao alcance de todos

Oferecemos seguros acessíveis a toda população.

Comprometimento com a entrega

Oferecemos aos nossos clientes um alto padrão de qualidade em todos os serviços prestados e total comprometimento com a excelência.

Sinergia e autonomia

Valorizamos a liberdade de nossos colaboradores para pensar e criar soluções inovadoras e disruptivas em sinergia com os objetivos estratégicos da Kovr.

Integridade

Atuamos de forma ética e transparente, prezamos pelo respeito nas relações humanas e pela plena observância as normas e leis na condução dos nossos negócios.

2. COMO ATUAMOS

2.1 Compromisso da Liderança

  • Possuir conhecimento deste Código de Conduta, das políticas internas da Companhia e do ambiente regulatório sob sua responsabilidade;
  • Supervisionar os processos internos sob sua responsabilidade, inclusive com o apoio das demais linhas de defesa;
  • Ser um modelo para sua equipe, liderando pelo bom exemplo, conduzindo o negócio de maneira transparente, prudente e confiável visando sempre os interesses legítimos da Kovr;
  • Ser um embaixador da cultura Kovr em todas as interações comerciais internas e externas;
  • Incentivar comportamentos e decisões éticas;
  • Estimular um ambiente de respeito, confiança e transparência com sua equipe e demais colaboradores;
  • Valorizar o diálogo e a diversidade de pontos de vista, incentivando a colaboração, a troca de conhecimento e o desenvolvimento contínuo de todos;
  • Agir prontamente quando identificar violações deste Código e adotar medidas preventivas, de detecção e de remediação de qualquer falha ou desvio de conduta;
  • Buscar, sempre que necessário, apoio e orientação de seus líderes imediatos e área de Compliance; e
  • Abster-se de utilizar o cargo para pedir favores ou serviços pessoais à sua equipe ou a parceiros que tenham relações com a Kovr.

2.2 Compromisso dos Colaboradores

  • Conhecer e cumprir todos os princípios deste Código de Conduta e das políticas internas da Companhia;
  • Promover um ambiente de trabalho harmonioso e respeitoso;
  • Ter a consciência de que a responsabilidade pelo cumprimento deste Código de Ética cabe a todos;
  • Buscar, sempre que necessário, apoio e orientação de seus líderes imediatos e área de Compliance;
  • Relatar qualquer potencial violação das leis aplicáveis, deste Código ou das políticas internas da Companhia; e
  • Abster-se de utilizar o cargo para pedir favores ou serviços pessoais aos seus colegas ou a parceiros que tenham relações com a Kovr.

2.3 Cumprimos as leis e regulamentações

A Kovr e todos seus parceiros de negócios devem conduzir suas atividades com integridade e transparência, cumprido as leis e regulamentações, nacionais e internacionais, aplicadas às jurisdições onde a Kovr está presente e suas políticas e procedimentos internos, mantendo o respeito aos direitos humanos como premissa básica em todas suas relações.

Confidencialidade, proteção de dados e de informações privilegiadas, prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, legislação ambiental, abolição do trabalho infantil, da escravidão moderna, anticorrupção e antissuborno, concorrência justa e transparente, bem como os preceitos deste Código devem ser compreendidos e seguidos por todos os que interagem com a Companhia.

2.4 Respeitamos os direitos da dignidade da pessoa humana e a diversidade

O respeito e o direito à dignidade a pessoa são premissas nas interações entre nossos colaboradores e gestores, que devem se estender aos nossos negócios, considerando parceiros de negócios, clientes, fornecedores, representantes, reguladores, governo e sociedade. Não se admite o trabalho e a exploração infantil, bem como atividades exercidas em condições degradantes, de escravidão ou análogas à escravidão. Quaisquer situações incompatíveis com o respeito à vida e à integridade dos trabalhadores são proibidas e coibidas pela Kovr.

A Kovr valoriza e acolhe a diversidade e preza pela construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. Não toleramos nenhuma forma de discriminação/intolerância nas relações interpessoais quanto a raça, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, limitação física e ou mental, por qualquer característica pessoal/física, ideologia política, estado civil ou união civil e a maternidade ou paternidade.

Na Kovr não há espaço para abuso de poder, assédio moral ou sexual, econômico, ou de qualquer outra natureza, além de agressão ou comportamentos ofensivos e discriminatórios, verbal ou não verbal, pessoalmente ou por meios eletrônicos.

A Kovr conta com o bom senso e a responsabilidade das pessoas no uso de mídias sociais, atendendo às políticas internas e a este Código. Postagens pessoais com menções à Companhia deverão se restringir a informações previamente divulgadas nos perfis públicos da Kovr nas redes sociais e no site da Companhia. Manifestações de caráter preconceituoso ou discriminatório são incompatíveis com os princípios da Kovr e devem ser evitadas, mesmo em postagens de perfis pessoais.

Qualquer colaborador ou terceiro que se sinta assediado deve reportar ao nosso Espaço Seguro conforme o Item 4.2 deste Código.

2.5 Nos preocupamos com saúde, segurança e bem-estar

A Kovr acredita que os negócios da Companhia não devem prejudicar ou causar danos a terceiros, portanto, as informações sobre saúde, segurança e bem-estar devem ser tratadas com transparência e prontidão.

Qualquer atividade que coloque em risco a saúde e a segurança de nossos profissionais, deve ser interrompida imediatamente.

Manter a integridade física, bem-estar e a satisfação dos colaboradores é prioridade da Kovr e alinhada com o valor “Clientes e Colaboradores em primeiro lugar”.

Não permitimos que os colaboradores desempenhem suas funções sob a influência de bebidas alcoólicas, drogas ou qualquer outra substância que possa colocar em dúvida ou risco o comportamento ou julgamento profissional. Além disso, proibimos a venda de produtos e/ou a posse, distribuição ou preparação de quaisquer produtos e substâncias ilegais em qualquer local de trabalho ou instalações da Companhia.

2.6 Somos transparentes sobre nossos registros contábeis

A Kovr preza pelo relacionamento com nossos acionistas, e por isso age de forma transparente zelando pela sua sustentabilidade econômico-financeira. Os registros contábeis devem refletir de maneira clara, precisa, completa e detalhada as transações realizadas, em conformidade com os princípios e regras contábeis previstos nos mercados em que operamos.

Do mesmo modo, atendemos aos prazos regulatórios estabelecidos pelas legislações aplicáveis, adotando controles internos sobre atividades de contabilidade e auditoria, em conformidade com as melhores práticas de governança corporativa.

Não toleramos qualquer tipo de irregularidade na condução financeira de nossos negócios, incluindo fraude, sonegação fiscal, facilitação de sonegação fiscal ou lavagem de dinheiro. Roubo, obtenção de vantagem pessoal, falsa representação, não divulgação de informações, abuso de posição ou distorção, supressão ou falsificação de registros são considerados fraude.

As consequências do não cumprimento das regras sobre fraude ou qualquer outro tipo de má conduta financeira podem resultar em sanções cabíveis e o devido encaminhamento para as autoridades competentes, sejam elas no âmbito penal ou cível.

Qualquer colaborador ou terceiro que identificar algum tipo de ato suspeito de fraude ou outra má conduta financeira, deve reportar a situação ao nosso Espaço Seguro conforme o Item 4.2 deste Código.

2.7 Protegemos as informações e mantemos nossos ativos seguros

Valorizamos a confidencialidade de todas as informações mantidas pela Companhia, sejam de colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros de negócios ou próprias. Proteger e gerenciar estes dados de forma cuidadosa são obrigações de todos na Kovr.

Este Código se alia à Política de Segurança da Informação e a Política de Prevenção à Perda de Dados e demais normativos internos que orientam e propiciam a segurança das informações e dados pessoais tratados na condução dos negócios realizados pela Kovr.

É proibido o uso de informações privilegiadas obtidas em serviço pela Companhia para ganho pessoal indevido. As informações confidenciais não devem ser divulgadas ou discutidas deliberadamente, devem tratadas para devidos fins conforme os normativos que regem o tema evitando o seu vazamento.

A Kovr espera que todo colaborador gerencie com bom senso e responsabilidade arquivos e informações disseminadas pela intranet, por e-mail ou por outros canais de comunicação da Companhia. Adicionalmente, devem ser observados os procedimentos para o tratamento das informações confidenciais relacionadas à legislação de propriedade intelectual e à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), estabelecidos em nossos normativos internos de forma a garantir que todos os incidentes de dados sejam relatados aos reguladores de proteção de dados e solicitar que quaisquer suspeita de violações de dados seja relatada imediatamente aos responsáveis designados em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

2.8   Práticas e ações Sustentáveis  

A Kovr desenvolve diversas ações de incentivo à educação, saúde e bem-estar, programas sociais, e envidamos nossos melhores esforços em iniciativas que reduzam ou compensem alguns dos impactos socioambientais possivelmente causados pela nossa operação. Orientamos nossos clientes que atuem da mesma forma.

Atuamos na conscientização de colaboradores, parceiros e clientes sobre a importância das causas sociais e ambientais. Localizados no Edifício Pátio Malzoni, modelo de sustentabilidade em São Paulo, foi o primeiro do país a utilizar a tecnologia do biodigestor para a destinação sustentável de resíduos alimentares dos estabelecimentos alocados no prédio. Assim como programas de reciclagem, horta subterrânea, lavagem ecológica, estação de tratamento de água e bicicletário. Temos também em nossa rotina interna o plano de eliminação do uso de insumos poluentes no processo de trabalho, conforme Política de Sustentabilidade

3. COMO NOS RELACIONAMOS

3.1 Não toleramos práticas de suborno e corrupção

A Kovr condena toda e qualquer forma de corrupção, seja nas interações com o Poder Público, seja nas relações privadas, com nossos parceiros comerciais e clientes.

É responsabilidade de todos aqueles que trabalham para ou em nome da Companhia, entender e cumprir com nossa Política Anticorrupção, assim como leis nacionais e internacionais de combate à corrupção e suborno. Todos os colaboradores e parceiros que representam ou agem em nome da Kovr devem rejeitar a prática de atos de suborno, corrupção passiva ou ativa e pagamentos de facilitação.

A Kovr proíbe que seus colaboradores dificultem a atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos ou que interfiram em sua atuação. A violação das leis locais anticorrupção e antissuborno aplicáveis podem levar a penalidades criminais e civis para você, a Companhia e nossos parceiros, portanto, incentivamos nossos colaboradores a relatar situações suspeitas, conforme item 4.2 deste Código.

3.1.1 Relações com órgãos da administração pública e empresas públicas

O relacionamento da Kovr com agentes públicos, órgãos públicos e/ou autoridades de governo deve ser pautado pela ética e transparência. É proibido o oferecimento de benefícios ou vantagens indevidas a agentes públicos em razão de seu cargo ou função com o intuito de obter em troca um favor ou benefício, como agilizar a obtenção de uma licença ou evitar a aplicação de uma multa. Solicitações de vantagens indevidas feitas por agentes da Administração Pública devem ser explicitamente negadas e relatadas conforme item 4.2 deste Código.

Reuniões de negócios com Agentes Públicos, tais como negociações comerciais, acordos judiciais, obtenção de licenças e reuniões para processos de fiscalização ou investigação, não devem ser realizadas individualmente. As reuniões devem ser presididas na presença de testemunhas (sejam reuniões presenciais ou virtuais), com o intuito de evitar interpretações equivocadas dos assuntos pautados. Exceções devem ser apontadas previamente à área de Compliance com as devidas justificativas e aprovação da Diretoria responsável.

Após contato com a Administração Pública para discussão de qualquer dos assuntos citados anteriormente, o colaborador responsável deverá formalizar por e-mail ou ata de reunião os temas abordados e as conclusões observadas no decorrer da reunião e encaminhar para a área de Compliance. O documento deverá ser armazenado pelo prazo mínimo de 5 anos em via digital, exceto quando a legislação exigir período maior, no e-mail do emissor ou pasta digital do processo correspondente, ou em meio físico, no dossiê do processo.

Toda oportunidade (edital de licitação) com o objetivo de prestação de serviços que envolva clientes integrantes dos órgãos da administração pública direta e indireta, das entidades paraestatais e dos organismos multilaterais ou de fomento internacional, independente do seu conteúdo, deverá ser analisado previamente pela Diretoria Jurídica e quando pertinente por Compliance e pelo Comitê de Ética.

3.1.2 Combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo

A Kovr e seus colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios devem cumprir as legislações nacionais, internacionais e a Política e normas internas aplicáveis ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo e buscar realizar negócios com parceiros com boa reputação e cujas atividades empresariais sejam legais e recursos provenientes de fontes legítimas.

3.2 Evitamos conflitos de interesses 

A Kovr acredita que identificar e prevenir situações que possam gerar conflitos de interesses protege o negócio e seus colaboradores.

Para garantir um comportamento justo, é expressamente proibido aos colaboradores da Kovr:

  • Utilizar recursos ou bens da Companhia para benefício pessoal ou de terceiros;
  • Atuar em processos de contratação de fornecedores de produtos e serviços ou qualquer associação comercial com empresas das quais sejam sócios ou representantes pessoas físicas ou jurídicas de parentesco, até o terceiro grau;
  • Atuar como gerente/líder ou estar subordinado a colega com parentesco natural ou civil, até o terceiro grau;
  • Autopromoção com o uso indevido de dados e ativos da Kovr;
  • Ter uma participação acionária significativa em um negócio concorrente ou trabalhar para um concorrente ou fornecedor enquanto for funcionário da Companhia;
  • Envolver-se em atividades conflitantes ou que gerem horários incompatíveis, prejudicando o seu turno de trabalho e/ou desempenho profissional;
  • Usar a posição (ou qualquer informação privilegiada) para ganho pessoal ou de forma que possa prejudicar os negócios da Companhia, nem a sua imagem ou posição para tirar vantagem de outra pessoa.

Eventuais exceções serão avaliadas pelo Comitê de Ética da Companhia. Esperamos que todos os que trabalham para, com ou em nome da Kovr, sejam honestos e francos, qualquer que seja a parte ou nível de nossa organização em que trabalhem. É obrigação do indivíduo levar ao conhecimento dos líderes imediatos ou dos órgãos competentes, situações e dúvidas quanto a eventuais conflitos de interesses. Qualquer dúvida relacionada ao assunto pode ser tratada por meio do nosso Espaço Seguro, conforme item 4.2 deste Código.

3.3 Registramos presentes e hospitalidade

A Kovr desencoraja a oferta ou aceitação de presentes, pagamentos ou hospitalidade como forma de influenciar ou recompensar as relações comerciais. Apesar de serem práticas comuns e aceitas em algumas circunstâncias, brindes, presentes e outros tipos de benefícios também podem ser entendidos como formas de suborno e, por isso, merecem especial atenção de todos os colaboradores.

Nossos colaboradores podem receber ou conceder brindes, presentes ou hospitalidade, desde que não tenham valor comercial, como materiais de campanha de contratados, ou valores limitados a R$ 300,00, exceto a agentes públicos. O recebimento de qualquer brinde ou presente é proibido durante os processos de contratação de fornecedores, clientes ou na celebração de parcerias de negócios.

O custeio de viagens de negócios não pode, em qualquer circunstância, ser estendido para familiares e outras pessoas. Além disso, é proibido aceitar convites que tenham exclusivamente caráter de entretenimento.

Em qualquer situação ao receber um presente ou hospitalidade, exceto material de campanha, devemos registrar a oferta e obter a aprovação da área de Compliance do presente recebido/hospitalidade oferecida.

Todos os detalhes relacionados a esses aspectos são abordados em nossa Política de Presentes, Brindes, Hospitalidades, Doações e Patrocínios e Política Anticorrupção. Qualquer dúvida relacionada ao assunto contatar a área de compliance por meio do e-mail compliance@kovr.com.br .

3.4 Competimos de forma justa

A Kovr incentiva uma convivência saudável entre as empresas do setor, prezando pela ética na atuação no mercado, por boas práticas concorrenciais e uma atuação alinhada às leis de defesa da concorrência. Valorizamos a honestidade, a transparência, o respeito e a confiança em todas as nossas negociações.

Acreditamos nos recursos de que dispomos para obter uma vantagem competitiva legítima: nossos colaboradores, nosso conhecimento e nossa experiência, sempre comprometidos em atuar com ética, de acordo com nossos valores, políticas, leis e obrigações regulatórias.

Acreditamos em mercados livres e respeitamos os direitos de nossos concorrentes de conduzir seus negócios, não pressionamos ou coagimos nossos clientes a nos escolher às custas de nossos concorrentes.

Qualquer observação de ato suspeito ou comprovado de ilegalidade por meio do nosso Espaço Seguro, conforme item 4.2 deste Código.

3.5 Realizamos doações e patrocínios de forma transparente e idônea

Ao alocar recursos em projetos, programas, eventos ou iniciativas de terceiros estes devem estar aderentes aos princípios, valores e estratégia da kovr. A fim de assegurar a transparência e idoneidade de todos os investimentos que podem vir a ser feitos, este Código se alia à Política de Presentes, Brindes, Hospitalidades, Doações e Patrocínios para orientar todos os projetos, doações e patrocínios realizados pela Companhia.

As doações são realizadas para fins humanitários ou educacionais e os patrocínios para promoção de nossa marca, aliado a estratégia da Companhia. As reuniões com poder público e organizações sociais devem ser pautadas pela ética e transparência. Todas as interações devem ser formalizadas e comunicadas ao Canal de Compliance.

Não apoiamos nem fazemos doações (em dinheiro ou em espécie) a qualquer candidato, partido, campanha política ou apoio a qualquer autoridade eleita. A Kovr respeita o direito de nossos colaboradores de apoiar atividades políticas, desde que não esteja associado ao nome, recursos ou imagem da Companhia.

4. GESTÃO E MONITORAMENTO

4.1 Comitê de Ética

O Comitê de Ética é responsável pela gestão deste Código, por analisar a natureza e a frequência de violações a este, por recomendar ações preventivas e corretivas, monitorar os processos de infração e incentivar os colaboradores a praticarem uma conduta ética e imparcial.

A Diretoria de Compliance é responsável pela elaboração, revisão, divulgação, disseminação e aplicação deste Código, e tem por compromisso apresentar o material a todos os colaboradores da Companhia em seu processo de integração e periodicamente, abordá-lo em treinamentos e reciclagens.

O Código de Conduta deve ser disponibilizado de forma pública e acessível a todos, em formato digital ou impresso, a fim de fomentar boas práticas e atitudes éticas no desenvolvimento de nossos negócios.

4.2 Canais de Comunicação

A Kovr está comprometida em garantir que todos os potenciais desvios de conduta praticados por colaboradores sejam devidamente apurados. Assim, as pessoas são encorajadas a denunciar e comunicar casos suspeitos de violação do Código de Conduta, de leis e regulamentos aplicáveis aos negócios e políticas da Kovr. As decisões são baseadas em um processo que garante o anonimato e a não retaliação a registros feitos de boa-fé e com responsabilidade, bem como a investigação minuciosa e tomada de decisões condizentes com a comprovação e a gravidade dos desvios de conduta apurados.

Disponibilizamos um canal que possibilita o recebimento de denúncias internas e externas, relativas a eventuais descumprimentos deste Código e de políticas, legislações e regulamentações aplicáveis à Companhia. Com base em boas práticas de governança corporativa, o canal é independente e administrado por uma empresa terceira. Isso possibilita o anonimato de relatos de colaboradores ou de pessoas externas à Kovr. Eventuais denúncias que possam envolver a própria Diretoria de Compliance serão apuradas pela Diretoria Executiva. O Comitê de Ética, avalia os casos e recomenda eventuais ações preventivas e corretivas em casos de violações dos termos deste Código.

Ao realizar um relato, inclua o máximo de detalhes, principalmente evidências. Relatos sem dados específicos dificultam a averiguação dos fatos. Todos os relatos sobre fraude, corrupção, atos ilícitos, violações do Código de Ética e Conduta, ou quaisquer outros assuntos que possam prejudicar nossos princípios e interesses, devem ser encaminhadas para o canal oficial Espaço Seguro, através do link: https://my.safe.space/company/kovr

Lembre-se que o seu relato pode ajudar outras pessoas que estejam passando por uma situação parecida e ainda não conseguiram se manifestar. Quando você se manifesta sobre algum incômodo que você viveu ou testemunhou no trabalho você está ajudando a construir uma cultura mais saudável e inclusiva.

4.3 Medidas Disciplinares

A Kovr se compromete a investigar/apurar todos os relatos recebidos com independência, cautela e responsabilidade, de forma justa, imparcial e equilibrada.

Atuam na análise dos casos equipes das diretorias e áreas de Compliance e Jurídico, da área de Recursos Humanos e, dependendo da situação relatada a Diretoria Executiva, investigadores externos independentes. O sigilo em todas as etapas da investigação e a proteção da identidade do denunciante, bem como dos eventuais investigados, são princípios básicos que devem ser observados não apenas pela equipe de investigação, mas também por todas as testemunhas ou pessoas envolvidas. A não observância desses princípios pode se caracterizar como uma violação deste Código de Conduta.

Em caso de violações ao Código de Conduta, o Comitê de Ética poderá adotar medidas disciplinares, independentemente do cargo ou função ocupados pelo infrator, que podem ser desde uma advertência verbal, a partir de um viés de oportunidade de educação para os envolvidos, até a demissão com ou sem justa causa, observando as normas previstas na legislação trabalhista local, não excluindo, quando cabível, a adoção de medidas judiciais, por meio de processos civis e/ou criminais. No caso de envolvimento de empresas, terceiros ou sócios, serão aplicadas as sanções contratuais, sem prejuízo das demais medidas legais aplicáveis.

Após apuração, todas as denúncias poderão ser comunicadas aos denunciantes, caso esses sejam identificáveis ou tenham canal de comunicação com a Companhia. Porém, em função da natureza confidencial de qualquer investigação, os resultados permanecerão confidenciais e não serão compartilhados. Casos que necessitem ser informados a entidades externas e autoridades contarão, sempre, com a cooperação integral da Kovr para uma apuração responsável, justa e célere.

5. GLOSSÁRIO

Colaborador: toda e qualquer pessoas física ou jurídica, empregado, estagiário, fornecedor, parceiro de negócio ou prestador de serviços responsável que atuem em nome da Kovr;

Linhas de Defesa: declaração de Posicionamento do Instituto de Auditores Internos – IIA Global que relaciona funções aos níveis de controle interno em uma companhia, sendo:

 Primeira linha de defesa: formada pelos gestores operacionais e responsáveis diretos pelos processos, sendo os proprietários dos riscos, pois podem implementar as ações corretivas para resolver deficiências em processos e controles;

 Segunda linha de defesa: composta pelos gestores corporativos de riscos, conformidade (Compliance) e controles internos, responsáveis pela supervisão da conformidade, a verificação, o monitoramento, a prevenção e a análise integrada dos riscos; e

Terceira linha de defesa: refere-se à Auditoria Interna, que avalia de forma independente os sistemas de controles e gestão de riscos quanto à adequação, suficiência e eficácia

Lei Anticorrupção: Lei Federal n° 12.846, de 01 de agosto de 2013 – Lei ordinária de autoria do poder executivo que trata da responsabilização objetiva administrativa e civil de empresas pela prática de atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira;

Suborno/ Propina: qualquer oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (podendo ser financeiro ou não), direta ou indiretamente, e independente de localização em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho de suas obrigações;

Agente Público: são considerados agentes públicos pessoas que exercem função, mesmo que de maneira transitória ou com ausência de remuneração, cargo, posto ou função em empresas estatais, órgãos, entidades, autarquias, fundações ou agências da administração pública direta ou indireta ou de país estrangeiro, além de integrantes de partidos e candidatos políticos;

Fraude: Ato enganoso, ardiloso ou de má-fé com a finalidade de ludibriar outrem ou deixar de cumprir determinada obrigação obtendo benefícios indevidos;

Assédio Moral: é a conduta abusiva por uma ou mais pessoas de níveis hierárquicos diferentes ou iguais por meios de palavras, comportamentos, gestos, escritos que se repitam atingindo a integridade e dignidade psíquica ou física do colaborador;

Assédio Sexual: ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função; Espaço Seguro: canal independente para o recebimento de relatos anônimos ou identificados de boa-fé a respeito de irregularidades praticadas no âmbito da empresa;

Brinde: itens sem valor comercial ou dentro dos limites mínimos estabelecidos pela nossa política interna, que sejam dados ou recebidos a título de cortesia, divulgação habitual ou com o objetivo de promover a marca, desde que possuam o logotipo da Kovr ou da empresa que concedeu o brinde;

Ativos: São os bens e direitos da empresa e que podem ser convertidos em dinheiro;

Informação: é um ativo estratégico ou conjunto de conhecimentos e de alto valor para a Kovr, de sua propriedade ou sob sua responsabilidade e deve ser protegida, em conformidade com a legislação vigente, com os valores éticos e com as melhores práticas da segurança da informação;

Segurança da Informação: constitui-se da preservação das propriedades da informação notadamente sua confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade, permitindo o uso e o compartilhamento da informação de forma controlada, independentemente do meio de armazenamento, processamento ou transmissão que seja utilizado;

Conflito de interesse: ocorre quando os interesses pessoais de um indivíduo vão contra os interesses da Companhia ou interferem na efetiva execução de suas atividades. Interesses pessoais incluem qualquer benefício próprio ou de terceiros, com os quais o colaborador tenha vínculos pessoais ou profissionais; e

Lavagem de dinheiro: É a uma operação financeira para justificar valores obtidos por meios ilícitos ou não declarados com finalidade de dar a aparência de legalidade à esta operação.

6. VIGÊNCIA E APROVAÇÃO

Código de Conduta Ética revisado e aprovado pela Diretoria Executiva em 21 de março de 2024 com vigência por prazo indeterminado.

A Kovr reserva-se o direito de modificar e revisar quaisquer políticas e normativos em vigor sem aviso prévio e sem necessariamente realizar alterações a este Código.